Como começou a gripe suína? 23

É preocupante o que se ouve por ai, já são muitos os infectados mas não sabemos se estamos sendo informados de tudo ou se está havendo ocultação de informações. Só nos resta ficar atentos às informações. veja abaixo mais informações sobre o virús:

Influenza A (H1N1)

Influenza A (H1N1)
Classificações e recursos externos
Virus influenza

A influenza A subtipo H1N1, chamada anteriormente de gripe suína ou gripe porcina, gripe mexicana, gripe norte-americana, influenza norte-americana ou nova gripe, é uma doença infectocontagiosa ocasionada por uma variante do Influenzavirus A H1N1.

Teve início no México em abril de 2009 e começou a espalhar-se pelo mundo gradativamente. O vírus original da gripe suína foi isolado pela primeira vez em 1930 em um porco.

Forma de contágio


A gripe H1N1 2009 é uma doença causada por um vírus que pode atacar humanos

A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius destrói quaisquer microorganismos patogênicos. Não foram identificados animais (porcos) doentes no local da epidemia (México). Trata-se, possivelmente, de um vírus mutante, com material genético das gripes humana, aviária e suína.

O vírus da gripe suína (não o vírus Influenza A/H1N1 que está actualmente infectando as pessoas) causa uma doença respiratória altamente contagiosa entre os suínos, sem provocar contudo grande mortalidade. Habitualmente não afecta humanos; no entanto, existem casos esporádicos de contágio, laboratorialmente confirmados, em determinados grupos de risco. A infecção ocorre em pessoas em contacto directo e constante com estes animais, como agricultores e outros profissionais da área. A transmissão entre pessoas e suínos pode ocorrer de forma directa ou indirecta, através das secreções respiratórias, ao contactar ou inalar partículas infectadas. O quadro clínico da infecção pelo virus da gripe suína é em geral idêntico ao de uma gripe humana sazonal.

Os suínos podem igualmente ser infectados pelo virus da influenza humano, assim como pelo virus da influenza aviário e pelo suíno. Quando os vírus da influenza de diferentes espécies infectam simultaneamente o mesmo animal (como por exemplo o suíno), podem reorganizar-se geneticamente e originar uma nova estirpe de vírus, tal como aconteceu actualmente com a emergência deste novo virus circulante Influenza A/H1N1. A análise do vírus sugere que ele tem uma combinação de características das gripes suína, aviária e humana. Especificamente esta combinação, não havia sido vista até agora em humanos ou em suínos, e a sua origem é ainda desconhecida. Mas, felizmente, a conclusão inicial é a de que o vírus se espalha mais facilmente entre os porcos, e o contágio de humano para humano não é tão comum e simples quanto o da gripe comum.

O virus é transmitido de pessoa para pessoa, e o papel do suíno na emergência desta nova estirpe de virus encontra-se sob investigação. Contudo, é certo que não há qualquer risco de contaminação através da alimentação de carnes suínas cozinhadas. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da influenza, assim como outros vírus e bactérias.

Sintomas


Sintomas

Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, fadiga, dores pelo corpo, tosse. Esse novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos que a gripe convencional.

Tratamento

De acordo com a OMS, os medicamentos antiviral oseltamivir e zanamivir, em testes iniciais mostraram-se efetivos contra o vírus H1N1.

Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença.

Polêmica

Passageiros do metrô na Cidade do México usando máscaras de proteção em 24 de Abril de 2009.

Os suinocultores, temem um impacto negativo sobre as vendas de carne de porco. O governo egípcio ordenou, por causa da gripe, o sacrifício de todo o rebanho suíno daquele país (estimado em 300 mil cabeças). Propuseram mudar o nome da doença de gripe suína, para ‘gripe mexicana’, já que a doença surgiu no México, ou “gripe norte-americana”, já que teria surgido simultaneamente no México e no sul dos Estados Unidos, e uma vez que o consumo de carne suína não transmite a doença.

O Brasil é o quarto maior exportador mundial de carne suína. Ao final de 2008, tinha exportado 1,48 bilhão de dólares (pouco mais de três bilhões de reais) – um aumento de 20% em relação a 2007. Em 28 de abril, a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), enviou à diretoria geral da Organização Mundial da Saúde, um pedido de mudança da denominação da gripe.

Em 30 de abril, a OMS passou a referir-se à doença como influenza A ( H1N1), e a comissária da Saúde da União Européia, Androulla Vassiliou, em comunicado à imprensa, falou em “nova gripe”.  “O vírus é cada vez mais humano e cada vez tem menos a ver com o animal”, explicou Dick Thomson, porta-voz da instituição.

Surto de 2009

Ver artigo principal: Surto de gripe suína de 2009

Mapa do surto de gripe suína no mundo.

██ Mortes confirmadas

██ Casos confirmados

██ Casos não confirmados

Há 985 casos confirmados da doença, em 20 países, onde 590 no México, com o maior número de casos registrados e 25 mortes, e 226 nos Estados Unidos, com um caso fatal.

Países que apresentam casos de contaminação: Canadá (34), Espanha (13), Reino Unido (13), Alemanha (3), Nova Zelândia (3), Israel (2), Áustria (1), Dinamarca (1), Holanda (1), Hong Kong (1), Portugal (1) e Suíça (1).

Em sua escala de risco de pandemia, criada em 2005, na qual o nível máximo é 6, a Organização Mundial da Saúde aumentou o nível de alerta, em relação à influenza A (H1N1), de 4 para 5, sendo este o maior nível já registrado, desde a criação da escala.

Vacina

Existe uma vacina para os porcos, porém ainda não se descobriu uma que possa ser utilizada pelos humanos. A vacina destinada à prevenção da gripe “convencional” oferece pouca ou nenhuma proteção contra o vírus H1N1. O Japão anunciou que pretende desenvolver uma vacina eficaz. Também o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) estão a investigar formas de tratamento. O Instituto Butantan, em São Paulo, está colaborando com a Organização Mundial de Saúde em uma pesquisa para elaborar uma vacina preventiva contra a gripe suína e tem previsão de finalizar o processo dentro de quatro a seis meses.

Todavia, segundo Karl Nicholson, da Universidade de Leicester, na Grã-Bretanha, se o vírus evoluir para uma pandemia, a primeira onda vai chegar e irá embora antes que uma vacina tenha sido produzida.

23 thoughts on “Como começou a gripe suína?

  1. Lohayne mai 13, 2009 19:33

    show!!!!!!!!!!!!

  2. fernanda mai 18, 2009 18:39

    como surgiu a gripe H1N1?

    qual a relaçao com a gripe aviaria?

    porque recebeu o nome de gripe suína?

  3. huhu mai 19, 2009 18:29

    ond comesou a verdadeira gripe suina ?
    nao foi no mexico o 1 surto foi no EUA em 1988 mas ond realmente e por q ese virus foi desencadeado ??

  4. Florzinha mai 25, 2009 14:24

    Isso td e um tremendo de uma prag humana
    pq justo no nosso pais táo bonituuuuu…

  5. LOUISE ago 31, 2009 20:32

    PODE CRER TA E SERIO

  6. heitor vinicius set 1, 2009 18:27

    vocês estão de parabéns pelo site perfeito e muito informativo que vocês fizeram.

  7. heitor vinicius set 1, 2009 18:39

    me ajudou bastante no meu trabalho,muito obrigado.:D

  8. tabita set 4, 2009 10:39

    qual é gente eu aposto que um cientista maluco solto essa gripe e deu esse nome gripe suina e h1n1,na tentativa de procurar uma cura para uma doença acabaram criando outra ainda pior , pare e pensa da onde surgiu a aids dizem que foi do macaco chimpanzé que seja, e a desculpa esfarrapada que eles dizem é que se o sangue do chimpanzé cair numa ferida de uma pessoa esta infectada,a verdade é que estes cientistas estava procurando uma cura e fizeram uma mistureba de sangue de chimpanzé e diz eram que tinha uma cura para outra doença que na verdade desencadeou outra doença ainda pior a aids é a mesma coisa com essa gripe h1n1, se essa gripe tivesse mesmo que vim do porco teria ja a muito tempo infectado os agricultores a anos a traz se começarmos a questionar sobre tudo ai veremos tem muita coisa escondido ai mas a verdade sempre aparece um dia

  9. leleu set 8, 2009 20:42

    Pow Eu So Queria Saber Onde Ela Começou

    E Em Que Pais Surgil

  10. lali set 18, 2009 20:31

    o texto foi de muita utilidade e graças a ele eu nao vou ficar de dp em biologia.

    p.s.: que pais é esse????

  11. valeria set 18, 2009 21:28

    amei ganhei 3,0 pontos por causa d vcs obigado

  12. LALa e meh set 24, 2009 15:32

    Fiz um trabalho e tem tudo que precisa ai tomara que nos tiramos total
    brigadinho pela informação!! Melissa e Lavínia

  13. isabelle rochaoliveira fev 17, 2010 18:33

    esse cyte ee perfeitoo muitoo obg por mim ajudaaar
    eu adorreii
    ~~=D

  14. almeida mar 7, 2010 14:21

    Srs, muito bom heim?! todo mundo acha o que procura menos eu! Meu chapa, preciso saber qual país descobriu a vacina contra a gripe AH1n1, especificamente o nome do laboratório e se possível de seu cientista, a data da descoberta, e a data da aprovação pela OMS. minha professora me ferrou nessa, ceis não acham?? um abraço!!

  15. KERO SABERR mar 22, 2010 14:36

    Queria sabeer quem criou a vacina e onde foi craida obrigado respondammmmmmmmm

  16. emboiage abr 26, 2010 1:03

    essa merda de vacina é pior que o proprio virus!

    minha amiga agora ta tendo varias crises depois de 1 dia que tomou a vacina!
    ja passaram 1 mes e ela nem é mais a mesma, braços dormentes repentinos e aperto no peito entre varios outros problemas!!

    sem contar em problemas neurologicos que outras pessoas adquiriram!

    o FBI ja descobriu varias coisas bizarras sobre essa vacina!
    vejam no site oficial do escritor David Icke, e vejam tb seu video no youtube sobre a vacina
    vejam o video da Dra. Rauni Kilde.

  17. adriana soares abr 30, 2010 10:54

    muito bom este site amei!!!!!!bjos hahahaha!!!!

  18. Tamii mai 19, 2010 13:15

    Como isso consegui fazer meu trabalho de escola !!

    è bom estar por dentro disso tudo …
    Bjss

  19. halaamaad jun 22, 2011 8:17

    هذا المرض يمكن أن يسبب الموت المرعبة على الرغم من أنها قد تسبب ويسبب الوفاة

Leave a Reply